terça-feira, 4 de outubro de 2011

«Mouraria» de Isabel del Toro Gomes

                                                                            Mouraria e castelo de S. Jorge
 

Mouraria
Por aquele misterioso Beco das Flores
Bem escondido dos deuses e dos homens
Tudo é segredo, nada acontece
Para além do sol que pinta os muros brancos
Um gato preto que se espreguiça
Um pardal que esvoaça no céu sem cor
Alguém que espreita à janela sorrateiramente
Ou um velho trôpego que se dirige
À tasca da esquina, lentamente
Para expulsar os seus fantasmas, as suas dores…
É por aquele misterioso Beco
Que passo um dia e fico cativa.
                                                                                      Beco das Flores

Naquele secreto e minúsculo Beco das Flores
Onde no Inverno os dias são noites
E as noites dias, com fados e guitarradas
Apenas o silêncio escorre pelas paredes
Nada acontece de visível
Para além do frio e da chuva
E da passagem da moura cativa.

O sol deixa de brilhar
O gato de se espreguiçar
O pardal de esvoaçar
Ninguém na janela a acenar
Nem novo nem velho
Na tasca da esquina bebe
O sino da igreja emudece
Nada acontece de plausível…

Apenas o lento e monótono girar do universo
Que é tudo e é nada
No quieto e mudo Beco das Flores
Que me transforma em moura encantada.

                                                                  Isabel del Toro Gomes

                                                                               Beco da Achada, Mouraria


domingo, 2 de outubro de 2011

«Livros atrás das grades»-reportagem de Ana Cristina Pereira e Adriano Miranda



A reportagem que a revista Pública apresenta hoje é muito curiosa e gratificante para os escritores e autores em geral: se há alguém que lê os seus livros são as pessoas que estão nas prisões, quer dizer, os presos. E a leitura ajuda-os muito.
É um estudo bastante interessante conhecer os vários perfis possíveis de leirores e esta reportagem é um contributo inegável para esse estudo.
Eis o que alguns presos dizem:

Ler é fugir daqui.
Um livro pode ser uma forma de liberdade.
Um livro pode ser uma estratégia para nos protegermos - de nós, dos outros.
Um livro pode ser um amigo, uma escola, um auxílio para quem deseja manter um namoro à distância ou apenas passar o tempo.
Os livros afastam-me um bocado dos meus conflitos emocionais, ocupam-me com questões intelectuais.
A leitura é uma escola. Não! A leitura é mais porque está disponível a qualquer momento. A leitura faz parte da sala de aulas que é a vida. Sou um aluno constante. Lerei até ao fim da minha vida.
Gosto de olhar para os livros. Gosto de olhar para eles. Posso estar stressado, chego aqui (à biblioteca) e passa-me o stress...Sinto-me em paz.
Às vezes vejo uma muito em baixo e digo: «Anda cá!» Aquele livro faz milagres. Não o faz toda a poesia?

Estes são testemunhos fantásticos de pessoas que vivem sem liberdade. Nós, os autores e todos os que estão ligados à «indústria» dos livros, não devíamos esquecer isto. Nós ajudamos muita gente e podemos ajudar cada vez mais. A leitura é importante para muita gente! Que bom!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

«O signo da Ira» de Orlando da Costa

Orlando da Costa nasceu em 1929, em Lourenço Marques. É, porém, em Goa que passa toda a sua infância e vive até aos 18 anos. Concluídos os estudos secundários, vem para Portugal em 1947 e licencia-se em 1953, em História e filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa. Após uma curta experiência no ensino, dedica-se à publicidade.
A sua actividade literária inicia-se em 1951 com a publicação de um livro de poesia A Estrada e a Voz. Escreveu vários livros de poesia e de teatro, bem como de ficção. Em 1984 publicou A como estão os cravos hoje, peça levada à cena pela Companhia Seiva Trupe. Pelo conjunto da sua obra, a Academia das Ciências de Lisboa atribuiu-lhe o Prémio Ricardo Malheiros.
Foi militante do Partido Comunista Português até 2006, ano em que morreu em Lisboa.
Reler este livro e redescobrir este autor (comprei-o ao Círculo de Leitores em 1973) foi para mim imensamente enriquecedor. Não só pelo «mergulho» nos cenários estranhos e longínquos dum subcontinente indiano, o Industão, à época ocupado pelos soldados portugueses - os paclé; pelo retrato pungente e dramático da vida daquelas gentes miseráveis que, apesar de trabalharem de sol a sol, nada têm de seu a não ser um mísero casebre e uma esteira no chão para se deitarem (a Natel, a Pidade, o Jaqui, o Gustin, a Coinção); pela aprendizagem de palavras e expressões do crioulo daquelas gentes colonizadas e exploradas ao longo dos séculos, cujas marcas da lusofonia são notórias; como também pela expressão literária deste autor, imbuída de realismo dramático e de beleza telúrica, que devia e podia ser mais lembrado e conhecido entre nós.
Apenas um excerto desta maravilhosa epopeia:

Escravizados à lei do sol e das chuvas, os homens do campo olharam constrangidos para tudo quanto de novo acontecia à sua volta e assistiram, perplexos e temendo a sua própria revolta, à fraqueza e ao declínio dos batcarás, senhores das terras que amanhavam. Viram apodrecer sob o chão alagado a última semente do senhor e à beira do desespero conteve-os a submissão e a esperança. E por isso suportaram a fome caminhando de mãos dadas com o sol no meio de uma paisagem de verdura luxuriante, onde só os frutos suspensos e as ervas de pasto pareciam sobreviver. Mal-aventuradas gentes condenadas a ver as monções vestir de verde a própria morte!

                 Orlando da Costa, O Signo da ira



quinta-feira, 29 de setembro de 2011

«Outro Sol» de Isabel del Toro Gomes




Outro sol

Quando faço rabiscos no papel

Desenho sempre um sol

Radioso magnífico ofuscante

Não sei porque razão…

A mão já vai desenhando sozinha

Não precisa de tinta nem pincel

Talvez que dentro de mim

Quem o desenha é o coração…

Sente aquela estrela brilhante

A apagar-se mais e mais

Dentro dos homens e do universo

Eva é traída por Adão

E as sombras vão descendo

Sobre o edénico jardim.


domingo, 25 de setembro de 2011

«Outono» de Isabel del Toro Gomes




Outono


Já é Outono na natureza

Choram as árvores em silêncio

Porque não querem ficar nuas

Choram as nuvens em cordões

Porque têm saudades do mar

As flores entristecem

E as borboletas desaparecem

Os verdes ficam castanhos e amarelos

Murcham os enamorados corações

Cheira a castanhas a fruta e a marmelos

Tudo muda e fica mais frio

É o Outono com a sua beleza.




quarta-feira, 21 de setembro de 2011

«Tradutor de chuvas» de Mia Couto


Ofereceram-me este livro e foi mais uma descoberta: Mia Couto também escreve poesia. Porque poeta sempre ele foi, a sua escrita é toda ela um longo poema. Gostei muito, é um livro inspirador, em que se atinge a beleza completa pela simplicidade, ou vice-versa:
Escolhi alguns poemas que me tocam mais, entre tantos outros:

Flores
Ninguém
oferece flores.

A flor,
em sua fugaz existência,
já é a oferenda.

Talvez, alguém,
de amor,
se ofereça em flor.

Mas só a semente
oferece flores.





Sementeira

O poeta
faz agricultura às avessas:
numa única semente
planta a terra inteira.

Cada lâmina de enxada
a palavra fere o tempo:
decepa o cordão umbilical
do que pode ser um chão nascente.

No final da lavoura
o poeta não tem conta para fechar:
ele só possui
o que não se pode colher.

Afinal,
não era a palavra que lhe faltava.

Era a vida que ele, nele, desconhecia.


                                                Mia Couto, Tradutor de Chuvas
 


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

«Carlitos, o Corajoso», de Isabel del Toro Gomes

Ficha de leitura

Carlitos, o Corajoso

Mais uma proposta de abordagem do livro que conta a história do Carlitos:

1.   Escolhe uma personagem do livro e descreve-a física e psicologicamente.

2.   Qual era a disciplina que despertava mais interesse ao Carlitos? E a tua disciplina preferida qual é e porquê?

3.   Por que razão todos podiam contar com a ajuda do Carlitos?

4.   Qual era a situação difícil que Carlitos estava a viver?

5.   Quem era o suporte da família de Carlitos, naquele momento?

6.   Como era constituída a família de Carlitos?

7.   Indica todos os personagens desta história.

8.   Escolhe um adjetivo que caracterize a situação da família do Carlitos, antes de o pai adoecer.

9.   Que solução é que a mãe do Carlitos lhe propôs?

10.         Qual era a principal preocupação do Carlitos?

11.         Por que razão aquele trabalho era a solução ideal?

12.         Como era o trabalho dele no supermercado?

13.         Como se sentiu ele nos primeiros dias? Porquê?

14.         O que fazia o Carlitos para se animar e distrair?

15.         Quais foram os momentos mais felizes para Carlitos?

16.         Relata uma situação muito boa ou muito má por que tenhas passado na tua vida.