sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Jardim dos Moinhos de Santana



Mais um espaço verde para caminhar e com dois moinhos de vento atraiu logo a minha atenção.
Ontem fomos até lá e gostei, embora os equipamentos (esplanada, parque infantil, casas de banho...estejam encerrados ainda devido à pandemia) estejam todos fechados e não haja aquela alegria de crianças a brincar, pessoas a tomar o seu café e a conversar, a passear.


É a tristeza que se vai derramando aos poucos nas nossas vidas, mas o sol agora brilha e ainda voltará a brilhar por mais algum tempo.


«Lisboa menina e moça », como dizem os versos cantados por Carlos do Carmo lá está banhada pelo Tejo, bem azul , numa vista panorâmica donde se pode avistar até o Cristo Rei e a Ponte 25 de Abril bem ao fundo.


Vale a pena levar binóculos (se tiverem) e máquina fotográfica.
Ouvem-se e vêem-se bastantes pássaros, encontrando eu logo à entrada um belo rabi-ruivo.



Eram daqueles moinhos, cerca de 100 noutros tempos, que eram moídos os cereais para abastecer a cidade de Lisboa.
Nesses tempos, todos tinham de fazer o seu pão ou ir comprar a farinha para o fazer.
Os moleiros e os burrinhos que carregavam os fardos eram tão essenciais como os nossos supermercados agora.



Os Moinhos de Santana foram edificados, em meados do século XVIII, na Serra de Monsanto, para as freiras Dominicanas Irlandesas do Convento do Bom Sucesso.
São actualmente, em Lisboa, os únicos testemunhos perfeitamente preservados da importante actividade moageira desenvolvida por dezenas de moinhos em toda a zona ocidental da cidade, responsável pelo abastecimento de farinha.





segunda-feira, 24 de agosto de 2020

«No entardecer dos dias de verão» de Alberto Caeiro



No Entardecer dos Dias de Verão

No entardecer dos dias de Verão, às vezes,
Ainda que não haja brisa nenhuma, parece
Que passa, um momento, uma leve brisa...
Mas as árvores permanecem imóveis
Em todas as folhas das suas folhas
E os nossos sentidos tiveram uma ilusão,
Tiveram a ilusão do que lhes agradaria...
Ah, os sentidos, os doentes que vêem e ouvem!
Fôssemos nós como devíamos ser
E não haveria em nós necessidade de ilusão ...
Bastar-nos-ia sentir com clareza e vida
E nem repararmos para que há sentidos ...
Mas graças a Deus que há imperfeição no Mundo
Porque a imperfeição é uma cousa,
E haver gente que erra é original,
E haver gente doente torna o Mundo engraçado.
Se não houvesse imperfeição, havia uma cousa a menos,
E deve haver muita cousa
Para termos muito que ver e ouvir ...

Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema XLI"


sábado, 15 de agosto de 2020

Nenúfares e jacintos



Lótus (ou nenúfares) é o símbolo da expansão espiritual, do sagrado, do puro (no budismo e noutras religiões)).


No Jardim Amália Rodrigues, em Lisboa, estão maravilhosos, nas suas várias cores : brancos, cor-de-rosa claro ou escuro e amarelos.


A combinação com o lilás e altura dos jacintos de água é perfeita.

Por cima deles voam libelinhas vermelhas, raras de se verem, e na água há uma biodiversidade interessante para se observar: rãs, peixes de várias cores e tartarugas (uma delas trepou por um nenúfar acima e deu várias dentadas numa folha).

Com a vista sobre a cidade de Lisboa e o Tejo ao fundo, é um jardim e um recanto a revisitar sempre que se puder.




sábado, 8 de agosto de 2020

Soneto 116 de William Shakespeare




William Shakespeare   1564 - 1616



Soneto 116 de William Shakespeare


De almas sinceras a união sincera
Nada há que impeça: amor não é amor
Se quando encontra obstáculos se altera
Ou se vacila ao mínimo temor.


Amor é um marco eterno, dominante,
Que encara a tempestade com bravura;
É astro que norteia a vela errante
Cujo valor se ignora, lá na altura.


Amor não teme o tempo, muito embora
Seu alfanje não poupe a mocidade;
Amor não se transforma de hora em hora,


Antes se afirma, para a eternidade.
Se isto é falso, e que é falso alguém provou,
Eu não sou poeta, e ninguém nunca amou


terça-feira, 4 de agosto de 2020

«A figueira» de Eugénio de Andrade




Para todos os que gostam de poemas e de figos a acompanhar, aqui fica mais este poema de Eugénio de Andrade.


A Figueira

Este poema começa no verão,
os ramos da figueira a rasar
a terra convidavam a estender-me
à sua sombra. Nela
me refugiava como num rio.
A mãe ralhava: A sombra
da figueira é maligna, dizia.
Eu não acreditava, bem sabia
como cintilavam maduros e abertos
seus frutos aos dentes matinais.
Ali esperei por essas coisas
reservadas aos sonhos. Uma flauta
longínqua tocava numa écloga
apenas lida...


Eugénio de Andrade


Uma pequena figueira na Portela
As figueiras do Carvalhal do Pombo (famosos figos secos de Torres Novas)

sábado, 1 de agosto de 2020






Agosto, mês das amoras silvestres já maduras.
São doces, mas picam, como tudo na vida.
Não há bela sem senão.




sexta-feira, 31 de julho de 2020

Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental


Aqui transcrevo o artigo publicado na revista Wilder, da investigadora Ana Isabel Queiroz, de grande interesse para a defesa da biodivesidade e do ambiente. 
A «paisagem literária» em foco, desta vez, é a obra de Aquilino Ribeiro, O Homem da Nave.

Todos os meses, o projecto “Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental”, ligado à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, dá-lhe a conhecer as paisagens e a biodiversidade que povoam as obras literárias de escritores portugueses.

Em desconto dos meus pecados (…) proibi terminantemente que dentro da Quinta se fizesse mal aos bichos. No rol estava compreendida toda a espécie de aves, desde o pardal, a quem o Sr. de Buffon consagra a soberana antipatia de aristocrata, devoto do pavão e do condor, ao nebri, que não tem culpa de nascer sem outras artes que não sejam as de bandoleiro, e toda a ordem de roedores, desde o coelho ao texugo, excepto os ratos, é óbvio, contra os quais mobilizaria todos os rattenfanger deste mundo e do outro. E não lhes fazer mal significava: não lhes tirar os ninhos, nem meter-lhes medo com espantalhos ou caravelas, muito menos dar-lhes fogo. Tal como no parque Kruger.”
Aquilino Ribeiro, O Homem da Nave

“Kruger” evoca a vida selvagem. Na região sul-africana do Transvaal emergem áreas delimitadas para a proteção de recursos cinegéticos, muito apreciados pela população branca, desde meados do século XIX, numa história com contornos autoritários e repressivos sobre as comunidades locais. Em 1926, o estatuto de Parque Nacional chega a um território que absorve as anteriores reservas de caça, numa extensão considerável, a Este com fronteira a Moçambique.
Para muitos de nós, o Parque Nacional de Kruger é um símbolo internacional da conservação e um local extraordinário, que já visitámos ou gostaríamos de visitar. Ali, é possível observar uma parte significativa da biodiversidade africana, incluindo os grandes mamíferos, conhecidos como “big five” (elefantes, leões, rinocerontes, búfalos e leopardos) e cerca de 500 espécies de aves.
Este território tem um regulamento que limita as atividades humanas no seu interior. Proliferam aqui, ao abrigo de olhares vigilantes e de conservação da natureza, as espécies que se encontram muito ameaçadas pela caça, pelo furtivismo e pela destruição das suas condições de alimento e abrigo.
Intramuros, na Quinta de Soutosa (Moimenta da Beira), onde viveu a juventude e regressava a cada ano para uma temporada estival, Aquilino Ribeiro decretou que não “se fizesse mal aos bichos”. Era o seu parque Kruger. Seria, por isso, uma zona interdita a qualquer atividade que os assustasse ou os pusesse em perigo, “muito menos dar-lhes fogo”! Criou ali um santuário, só seu, em que os seres preciosos voavam e cantavam nos quintais e pomares.


Entrada para a antiga Quinta de Soutosa, hoje sede da Fundação Aquilino Ribeiro. Foto: Fundação Aquilino Ribeiro

Esta proteção universal às aves (e aos mamíferos, com exceção dos ratos) visou pôr fim às brincadeiras dos garotos trepadores das árvores, ágeis destruidores de ovos e ninhadas, aos tiros de caçadeira, e mesmo a evitar estratagemas para afugentar o passaredo: a colocação de armadilhas – costelas, esparrelas, chozes –, as negaças feitas de aves putrefactas, os engenhos barulhentos tinindo ao vento e os bonecos entrapados simulando gente.
Até a gata Defensora, animal de casa, estimado pelo escritor, esteve, uma vez, “de penitenciária na casa da lenha”, depois de ter tentado atacar um ninho com crias de gaio, “ninho serôdio de Julho, na coruta de uma das tílias, a meia dúzia de passos da habitação” (O Homem da Nave).

Gaio. Foto: Zeynel Cebeci/Wiki Commons

Aquilino Ribeiro conhece as aves e deleita-se com elas. Que importa se são comuns ou raras, discretas ou impositivas pela plumagem vistosa ou pelo canto melodioso? Juízos e preconceitos sociais, aqui, não se aplicam. Que importa se, como os pardais, ocupam o espaço em bandos, sem distância e sem receio? Que importa se, como as rapinas, tomam aqui e ali uma peça de caça, para sua própria alimentação? Ou se, para poder ter por perto as aves da sua paixão, é preciso dividir, com elas, os primores da quinta?
A propósito dos marantéus, que o escritor observa numa figueira junto à casa, escreve: “levam-me os figos-lampos e os vindimos, primeiros a amadurar. Em compensação, cantam-me o Salutaris, canto vibrante e amarelo com o corselete que vestem, ao desafio com o gemer das rolas” (Geografia Sentimental). Estes marantéus, também chamados papa-figos — disse-nos o seu guardião — são “oriundos do primeiro casal que beneficiou da minha política de paz, o qual proliferou a ponto que os descendentes se multiplicaram tão depressa como os filhos de Abraão” (O Homem da Nave).

Marantéu ou papa-figos. Foto: Dûrzan/Wiki Commons

A natureza próxima, que observamos da janela ou em volta da nossa casa, tal como aquela que, lá longe, sabemos habitar as estepes, as savanas, as florestas, ou as massas de água doce e o universo azul dos oceanos, é a riqueza mais preciosa do Planeta que coabitamos.
De facto, da quinta em que nos movemos, deveríamos fazer melhor do que um parque Kruger. Globalmente, não sobreviveremos de outro modo; com a nossa irresponsável atitude face aos nossos parceiros da biosfera, muitos animais e plantas caminham para a extinção.
Disso tomamos consciência, a cada leitura – para este efeito, recomenda-se Aquilino –, a cada evento excecional, a cada olhar maravilhado. O imperativo é fazer da Terra, com caráter de urgência, não apenas um lugar nosso, mas um lugar para todos os seres vivos, incluindo os humanos.

Ana Isabel Queiroz pertence ao grupo de investigadores ligados ao “Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental”.
Esta é a sétima crónica da série “Escrita com Asas”.