terça-feira, 27 de agosto de 2013


 
 
A teia

 
Homens e  aranhas

Tecem minuciosamente

Suas teias translúcidas

Finamente entrelaçadas

Onde hão-de cair

As pobres vítimas enredadas

 



Pelos atalhos da vida

Passamos a correr
Tão distraída e velozmente

Que nem chegamos a perceber

Em que teias caímos.

 

Enganar ou ser enganado

Comer ou ser comido

Será então o destino natural

De todos os seres afinal ?

 
                                                                                         Isabel del Toro Gomes

Fotografias dos trabalhos de Luis Nobre(exposição nos jardins da Gulbenkian)

domingo, 25 de agosto de 2013

Ericeira em tempos de mudança


Da bela praia do Matadouro sobra pouca coisa, com a subida do nível do mar, o desaparecimento da areia e de toda a fauna e flora marítima que aí se encontravam e que faziam as delícias de grandes e pequenos: pequenos búzios correndo na areia durante a maré baixa nas lagoas, lapas, caranguejos, caracóis do mar, pequenos e  grandes peixes que ficavam nas poças entre as rochas, mexilhões...


Agora tudo mudou. Só os surfistas e velejadores parecem ainda aproveitar desta praia, mesmo com a maré cheia.















E uns tantos banhistas que ainda resistem, saltando de rocha em rocha.


Além das gaivotas, claro.




 









Quem são os responsáveis pelo desaparecimento de tantas espécies marítimas? 
Quem fez desaparecer este pequeno paraíso?
 






segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Poesia experimental




A poesia experimental ou concreta é essencialmente característica da segunda metade do século XX e segue uma orientação no sentido de experimentar ou construir objectos poéticos dando importância às intuições e à sua relação dialéctica com os signos.
O pensamento é apresentado em forma de esquema.
E.M. de Melo e Castro, António Aragão,  Ana Hatherly, M. S. Lourenço, Gastão Cruz, António Ramos Rosa, Salette Tavares e o próprio Herberto Helder, entre outros, foram os seus principais cultores e divulgadores.
Eis aqui alguns exemplos bem curiosos, todos eles de E. M.de Melo e Castro.



domingo, 18 de agosto de 2013

«Canto de mim mesmo» de Walt Whitman

 Walt Whitman (1819/1892)

XIII

(...)
As minhas pegadas assustam os patos quando vagueio longe durante todo o dia,
Juntos levantam voo, descrevendo lentos círculos.
Eu creio nesses desígnios alados ,
E conheço o vermelho, o amarelo, o branco misturado dentro de mim,
E acho que o verde e o violeta e a poupa têm um sentido,
E não considero inútil a tartaruga só por ser aquilo que é,
E o gaio dos bosques nunca estudou música, mas para mim canta tão bem,
E ao ver a égua baia envergonho-me da minha simplicidade.

                                           Walt Whitman, in Canto de mim mesmo

 



Sinto a mesma admiração e fascínio pela natureza que Walt Whitman sentia, a sua suprema perfeição de que só a raça humana é excepção.
E nos tempos que correm em que tantos erros se cometem contra o nosso Planeta e todos os seres que o habitam, vale a pena recordar este poeta.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Arte no Jardim da Gulbenkian



 rulote pintada por Fátima Mendonça
 
O Jardim da Gulbenkian, um dos espaços verdes da cidade de Lisboa mais bonito, acolhedor e bem projectado, está neste verão de 2013 ainda mais bonito, com algumas obras de arte espalhadas ao longo dos caminhos.
 painéis de Luis Nobre

De notar também uma nova gelataria e cafetaria, com esplanada, bem como os melhoramentos no exterior do Centro de Arte Moderna, onde se pode agora sentar e comer no exterior.


Tudo bons motivos para ir até lá descansar um pouco do bulício da cidade, comer um gelado, apreciar a arte...


...e a natureza.



 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

«Música no lago» de Isabel del Toro Gomes







Música no lago

Pingos de chuva
Despertam o lago
E o jardim
É chuva de verão.

Há alvoroço e confusão
Corridas passos apressados
Baloiços vazios.

Todos se refugiam
Debaixo dos telheiros
Tlim tlim tlim
E fica-se a ouvir assim
A chuva cristalina  de verão.

Há música no lago
E em mim.

                                                      Isabel del Toro Gomes

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

«O mistério das Catedrais» de Fulcanelli




Os domínios do mistério
prometem
as mais belas experiências.
                                                                    Einstein



Edificadas pelos frimasons medievais para assegurar a transmissão dos símbolos e da doutrina hermética, as nossas grandes catedrais exerceram, desde a sua aparição, marcada influência em numerosos exemplares mais modestos da arquitectura civil ou religiosa.

                                           «O mistério das Catedrais» de Fulcanelli
                                              



Catedrais, igrejas grandes ou pequenas, templos de toda a espécie exercem sobre a maioria dos humanos um fascínio que muitas vezes não sabem explicar. 
Existe nelas mais do que o silêncio, a tranquilidade, a beleza, a arte, sem dúvida.
Existem nelas muitos mistérios que não dominamos nem conhecemos, mas eles atraem-nos irresistivelmente. E então entramos...