sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Por terras do Douro

 
Logo depois de atravessarmos uma trémula ponte de pau, sobre um riacho quebrado por pedregulhos, o meu Príncipe, com o olho de dono subitamente aguçado, notou a robustez e a fartura das oliveiras... E em breve os nossos males esqueceram ante a incomparável beleza daquela serra bendita!
 
                                                                              Eça de Queirós, A cidade e as serras
 
 
 
Férias no Douro
 
Passar alguns dias na Casa do Almocreve neste mês de Agosto de 2014 foi, para mim, uma bela experiência e uma ótima oportunidade de conhecer mais um pouco desta paisagem do Douro, in loco.
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma coisa é passar por lá, ver aquelas magníficas paisagens a bordo de um barco, de um comboio ou de carro (o que já é magnífico), outra é ficar mesmo lá a viver alguns dias, fazer passeios a pé, percorrer todos ou quase todos os recantos, reinventarmos um caminho nosso, à imagem de Jacinto, do romance A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós.
 
 

 
 
Nesta Casa, bem lá no alto, na Portela do Gôve,  é-se bem acolhido por gente simpática e competente,  fica-se bem alojado com vista para a Serra de Montemuro, de um lado, e para as encostas do Douro, do outro.
 
 


O único inconveniente é ter de tomar duche num quadrado de meio metro, aproximadamente, mas as paisagens compensam, bem como os deliciosos pequenos-almoços tomados na sala comum da Casa.
O restaurante em baixo também serve  bem, a preços aceitáveis. Adorei o leite creme.
 
 
 
Em resumo, valeu bem a pena. Mesmo com a chuva deste verão incerto, aproveitámos cada minuto de forma agradável, neste lugar único que é o Douro, as suas encostas e os seus socalcos. E as suas hortas, como não podia deixar de ser!
 
 
 
 
Sem dúvida, um dos nossos melhores patrimónios paisagísticos e ambientais, onde amadurecem as uvas que darão o delicioso néctar usado no fabrico do famoso Vinho do Porto.
 
 
 

1 comentário:

  1. Uma verdadeira promotora do Portela do Gôve!

    ResponderEliminar