terça-feira, 7 de julho de 2015

Escola comercial D. Maria I - uma história singular


Palácio Cabral, em frente à escola

A antiga Escola Comercial D. Maria I, situada no Largo Dr. António de Sousa de Macedo, ao fundo da Calçada do Combro, é talvez a escola com a história mais longa e mais original de todas as escolas.
Palácio dos condes de Mesquitela, porta brasonada

Depois de ter sido  a Escola Rodrigues Sampaio, depois de ter formado gerações de meninas para os vários trabalhos do comércio e afins, dactilógrafas, contabilistas, secretárias, empregadas de escritório... ( os rapazes eram «deportados» para o vizinho Passos Manuel, ainda por cima à noite, para evitar contactos), depois de anos e anos de abandono, a escola virou ... Hotel.

Palácio Cabral, em frente à escola, actualmente

Foi nesta escola que estudou o meu pai (por coincidência), e onde eu comecei em 1975 a minha carreira de professora, com apenas 21 anos, em tempos conturbados de revoluções e contra-revoluções.
Aí passei 4 anos que nunca esqueci, dando aulas a adultos ( dos 20 aos 70 anos) à noite, e a adolescentes durante o dia, numa escola já muito velhinha mas que me fascinava.

Pormenor do Palácio Cabral

Chovia dentro de algumas salas, havia uma bela e pequena capela, algumas aulas eram dadas numa espécie de «sótão» para onde se subia por umas escadas estreitas, na sala de professores havia uma mesa enorme comprida onde todos se sentavam à volta, como se fosse a Távola Redonda (rectangular, neste caso).


Excursão de antigos alunos e alunas

Enfim, tudo era diferente do que eu poderia imaginar que fosse uma escola, e tudo se tornava uma  verdadeira aventura. 
Como se isto fosse pouco, como aquele espaço era pequeno para tantos alunos, íamos também dar algumas aulas num antigo palácio mesmo em frente , o Palácio Cabral, também arrendado pelo Ministério da Educação. Aí passaram-se coisas incríveis, agradáveis e desagradáveis, como sempre. Os alunos do 7º ano tinham doze ou treze anos, andavam por lá aos pulos e aquilo abanava tudo, pum pum pum, não tinham pátio de recreio e tinham de brincar lá dentro. Nem quero imaginar como seria se fossem destas crianças de agora, tinham deitado o palácio abaixo, pela certa!



O que nos valia, a alunos e professores, era ter a paragem dos elétricos mesmo em frente ao portão de baixo (havia dois portões), na Calçada do Combro, quando não a subíamos e descíamos a pé. Ainda o elétrico 28 não era tão célebre, já nós o usávamos todos os dias!

E assim foi passando o tempo...Hoje recordo a Escola D. Maria com comoção, onde me estreei como professora, onde conheci alguns dos melhores alunos e amigos da minha vida. Fantásticas pessoas, que trabalhavam o dia todo e estudavam com afinco à noite, às vezes com muito sono e cansaço.
Assim, valia a pena ensinar.
Agora, a escola D. Maria virou Hotel. Ou apartamentos de luxo, caríssimos, o que vai dar ao mesmo.
Ficou para sempre na memória de muitos e a sua longa e pitoresca história só quem passou por lá a conhece, já que os turistas ou residentes actuais não a vão saber nunca!



56 comentários:

  1. Nunca se sabe! Podem vir a ler esta bela crónica. Gostei muito, Isabel. Parece que consigo visualizar tudo o que descreveste. Obrigada pela boa prosa que me proporcionaste e também pelo comentário que me deixaste. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fui muito feliz na minha juventude como no ano 1963 com os meus lindos 14 anos comecei a estudar a noite depois de um dia de trabalho, consegui tirar o curso comercial que me deu mais experiencia para a vida e conhecimento. Tive optimas professoras , foi uma fase muito bonita que recordo com muita saudade

    ResponderEliminar
  3. Fui la aluna exactamente na altura do 25 de Abril, lembra-me muito bem da "sala do sotao" era a Sala 5, tinhamos lá Inglês. Que saudades, espaço magnifico!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tinha lá inglês ( 73-75 ) com a professora mais velhota, não me lembro do nome ( Jesuína?)

      Eliminar
    2. Essa foi a minha escola desde o 7° até ao 12° ano (1985 a 1990).

      Eliminar
  4. Como é bom recordar os anos que ali passei e as amizades que criei. Saudades dos anos de 1973-1977.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde..
    Chamo-me José Moura e andei na D.Maria a partir de 1970 ou 1971 tenho agora 60 anos.
    Tive aulas no Paços Manuel no edifício D.Maria e no Palácio Cabral, sempre à noite ... Foi onde conheci já nos complementares os meus 2 melhores amigos com os quais convivo ainda hoje ... Tirei lá os complementares (Curso Complementar de Administração e Contabilidade). Também tive aulas de inglês na sala referida e lembro-me de uma vez começarmos a sair de lá a correr porque alguém esteve a tremer com a perna e ter dados a sensação de estar a haver um terramoto.

    Os meus agradecimentos pela descrição tão carinhosa da Escola, que penso refletir a opinião de professores e alunos que por lá passaram.

    ResponderEliminar
  6. Cara amiga
    Andei na velhinha D. Maria I, para onde fui no ano letivo de 1966/67. Quantas saudades da velhinha escola, decrépita mas tão acolhedora. Também me lembro bem a sala 5 onde ninguém podia ir ao quadro. E a velha diretora (tudo nesta escola era velho) que vigiava as nossas batas para que estivessem sempre abaixo do joelho (no tempo da mini saia) e a empregada, a Barradinhas, que nos cozia as baínhas que a diretora descosia para ficarmos dentro do regulamento. Quem se lembra da Profª de Cálculo Comercial, a Geropiga? Ou eda sábia Profª Maria Maoés que era tão distraída mas tão amiga.
    Quando passo por lá e vejo a recuperação e transformação vêm-me sempre à ideia os magníficos azulejos do átrio e a beleza da pequena capela.
    Amigas tenho saudades e muito gostaria de lá entrar e voltar a ver a velha escola como era apesar de arruinada.
    Um abraço queridas colegas de sempre.
    Lucília

    ResponderEliminar
  7. Meus amigos
    Volto à carga. Há poucos dias tive a sorte de entrar no Palácio Cabral, agora recuperado e onde funciona a Junta de Freguesia da Misericórdia. Que beleza de espaço. Esse pelo menos voltou a ser do povo.
    Abraço
    Lucília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Tbm fui aluna nessa época! Que saudades! Lembro-me de tudo e de tds! Por acaso não esh a Cilėu?

      Eliminar
  8. É com emoção que revejo e me projecto no tempo em que estudava na D Maria com a nossa gravatinha, a não poder entrar sem meias, as saias tinham que ter um comprimento "decente".....tudo bem observado pela nossa directora D Fernanda .

    ResponderEliminar
  9. Também adorei a belíssima discrição da nossa escola... entrei lá em 1961/1962... e foram os segundos melhores dias da minha vida... hoje, temos um grande grupo de amigas desta escola de varias gerações que convivemos recordando todos esses bons momentos. Juntem-se a nós...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrei no ano 1959/1960 Seria um prazer reencontrar alguem. Rosa Pulguinhas

      Eliminar
    2. Augusta Rodrigues; Há mais de 20 anos que não te vejo - a não ser no FB - desde aquele almoço de antigas alunas. Fomos contemporâneas mas nunca da mesma turma.
      Já nem me lembro como me reconheceste. 😉😄🌷

      Eliminar
    3. Maria Augusta; Afinal fomos da mesma turma, pelo menos num 2° Ano porque encontrei uma foto de turma, em que estamos as duas. Mas já falámos sobre isso via telemóvel. 😉🌻

      Eliminar
  10. Que emoção e ao mesmo tempo decepção pois eu estudei lá com a herdeira da Adega Mesquita e assim que terminei vim para os Estados Unidos onde estou há quase 28 anos. Que saudades me bateu no coração...
    Carla C Couto

    ResponderEliminar
  11. Hoje com 80 anos também por lá andei com aulas no Passos Manuel e datilografia no sótão da D. Maria. Subíamos uma escada que partia de um dos cantos da secretaria junto à porta do gabinete da Diretora. Bons serões passados na Pastelaria Cinita para ver as miúdas ou no Manel Careca a jogar matraquilhos. No verão o pouso era na “ilha”aquele triângulo no cruzamento das três ruas onde então existiam os sanitários. António de Sousa - Maio 2019


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dessa sala de dactilografia não tive conhecimento. Mais um segredo daquela escola maravilhosa, que deixou tantas boas recordações a tanta gente. Obrigada.

      Eliminar
    2. @Isabel del Toro Gomes Parabéns pelo seu espaço. 👍🍀🌷

      Eliminar
  12. Tenho 78 anos também fui aluna.Recordo as mesmas pfs. que vocês mencionam e mais a de Economia Domestica-Maria de São José.Bjs-Maria Aida

    ResponderEliminar
  13. Claro, a nossa querida professora Maria de S. José (com os olhos um de cada cor) com el aprendi coisas de Economia Doméstica das quais ainda hoje me valho.
    Que saudades. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tive a professor Maria de São José

      Eliminar
    2. Também tive as professoras Maria de São José, A "Jeropiga", Josefina Vargas, Matilde Rosa Arujo , Conceição Reis, Gabriela em contabilidade, "Canholas" de direito comercial, etc etc. Que saudades!!!! As auxiliares como agora se chamam que tanto ralhavam como davam carinho. Sou Maria Fernanda Ferreira e tenho quase 80 anos. Ao ler isto voltei por momentos aos tempos felizes de juventude.

      Eliminar
    3. Também frequentei no princípio dos anos 60 o curso geral do comércio e recordo-me do nome de algumas professoras com a prof.Ângela de Noções de Comércio e a de Inglês Estrelinha e Augusta de cálculo comercial. Tive como colegas
      a Edite filha do antigo e saudoso fadista Manuel de Almeida

      Eliminar
    4. Sou filha de Maria de Lourdes da Costa Malheiro , antiga aluna da Es cola Comercial D.Maria. Foi uma excelente aluna e aprendeu muito nessa escola. Guardados os seus cadernos e escritos no "Diário Popular" e "Diário de Lisboa", em sua memória. Não sei se são vivas algumas das suas colegas.

      Eliminar
  14. Alguem dos anos 90? Estudei informatica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estudei lá de 1989 a 1994. Grandes memorias....

      Eliminar
  15. Também sou do tempo da colega Flora de Brito. Espero que ela se lembre de mim. Chegámos a ir ao cinema juntas e com namorado. Sempre que vejo o Ben Hur lembro-me de ti.
    Adorei todas as professoras, embora tivesse algum receio da Directora quando ela aparecia de surpresa.
    Muito bons tempos.
    Maria Fernanda Ferreira David, hoje com Cruz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me do nome "Flora" mas não lhe associo uma cara. No entanto, creio que ela foi da minha turma no último ano. Sei que tenho a foto da "praxe", tirada no páteo, com a pedra a indicar o ano e a turma... Hei-de procurar.
      Saudações para todas e uma flor.🌷
      NB Nome de solteira "Machado".

      Eliminar
    2. Havia duas professoras de Economia Doméstica. Maria de São José Cabrita e Maria José. Quem tinha "Heterocromia Ócular" era a professora Maria José.

      Eliminar
  16. Olá. Parabéns pelo blog!
    Procuro informação sobre a velha Escola Com. Rodrigues Sampaio, pois os meus pais foram ali alunos e ali se conheceram. Gostaria muito de "os descobrir" em antigos registos de alunos com datas e nomes. Calculo que algures da década de 30... Alguém sabe como chegar a tal informação? Seja online, seja visitando algum arquivo que disponibilize as consultas.
    Obrigado e Boas Festas!

    ResponderEliminar
  17. Olá Jorge, por coincidência o meu pai também andou na Esc. Com. Jorge Sampaio, que depois mudou de nome para D. Maria I. Onde poderá procurar os registos deles, poderá ser na Junta de Freguesia que agora se chama da Misericórdia, se não me engano. Ou então na Torre do Tombo, que tem registos de todas as pessoas e antepassados. Não sei que dados são pedidos. Espero que tenha sorte na sua pesquisa, diga-me se puder se conseguiu. Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem Junta de Freguesia nem Torre do Tombo. Esses dados são do Ministério da Educação.

      Eliminar
  18. Obrigado.
    Se chegar a alguma coisa interessante, darei notícias.
    Bom ano!!

    ResponderEliminar
  19. Jamais a conhecerão. Os alunos de hoje achariam que era velha e os pais considera-la-iam perigosa e sem condições. Para nós era a ESCOLA. Só nós a sentiremos sempre nos nossos corações

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Edifício velho e perigoso, impróprio para funcionar como escola mesmo considerando que eram os infelizes tempos do estado novo. As "latrinas" eram infectas, nauseabundos, inadmissíveis. Havia salas de aula com janelas que não fechavam e tinham frestas enormes e vidros partidos.
      Lamento não partilhar das vossas recordações "cor-de-rosa" mas eu tinha um termo de comparação. No ano anterior fui estrear a Escola Preparatória Marquesa de Alorna, na Ressano Garcia, no Bairro Azul.
      Outra coisa era a camaradagem, as recordações da adolescência. Obviamente.

      Eliminar
    2. Subscrevo! Também vim da Marquesa de Alorna! A Escola D. Maria não me deixou saudades! Tive uma Isabel na minha turma, mas não me recordo do apelido. Estive de 1965 a 1969.
      Julieta

      Eliminar
  20. Que bela definição , a Escola. Eram tempos completamente diferentes, mas o ensino devia continuar a ser uma prioridade para os governantes, e um apoio essencial para a vida dos alunos.

    ResponderEliminar
  21. Boas recordações fim dos anos 80 a 91. Fernanda Ataide diretora, Helena Freitas Lindo temida e boa professora de Português...bons tempos

    ResponderEliminar
  22. Frequentei a Escola de 1966 a 1968. Recordo que nos dias de chuva tinhamos que fazer ginástica mais para o fundo do ginásio , de um dia ter entrado um ratinho durante uma aula, nem imaginam a confusão, todas (ou quase) encima das carteiras aos gritos.
    Uma das professoras que mais recordo: Dra. Maria da Conceição Brito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pseudo ginásio tinha o soalho cheio de buracos e tresandava a rato morto. 😠😡

      Eliminar
  23. Boa noite.O meu pai, Salvador Villanueva Rosales,era de 1911 e andou nos anos 20/30 na Rodrigues Sampaio,no ensino comercial.Teria hoje 110 anos.

    ResponderEliminar
  24. Também estudei na D. Maria No final dos anos 80! Tinha aulas de Português na sala do sótão e olaria nas "cavalariças" do Palácio. Lembro-me perfeitamente da Diretora Fernanda Ataíde!
    Almoçávamos no refeitório da Passos Manuel..
    Das escolas por onde passei, apenas a António Arroio continua a ser escola... Mas tive a sorte de estudar em escolas lindíssimas.

    ResponderEliminar
  25. Lecionei Português e Francês na Escola D. Maria I em 1988-89, o meu primeiro ano após o estágio.
    Tenho lembranças muito felizes e divertidas. Era uma escola muito diferente das que conhecia, com um ar antigo. Recordo-me de tudo o que referem, da sala de professores onde ficávamos todos apertadinhos, da salinha do sótão onde uma vez abri a janela com mais energia e fiquei com o caixilho nas mãos, da funcionária do pequeno bar que fazia rissóis e tigeladas deliciosas, dos colegas jovens como eu, tão divertidos, e das colegas mais velhas que por vezes nos lançavam uns olhares reprovadores, mas que ajudavam sempre que era necessário.
    Foi uma experiência muito boa, noutros tempos em que as escolas eram mais humanas...

    ResponderEliminar
  26. Andei na D. Maria em 1977 e precisava de um certificado de abitacoes Alguém me sabe dizer onde é que posso tirar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, a Escola para onde devem ter ido os arquivos da Escola D. Maria é a Escola Secundaria David Mourão Ferreira, pelo que sei. Pode tentar ligar para lá e perguntar. O número de telefone é: 213224210. Pode também tentar no Ministéro da Educação (ver no site do Ministério).

      Eliminar
  27. Chamo me Rosa Pulguinhas (Kronenberg pelo casamento) e andei na Dona Maria de 1961 a 1965. Fui colega de turma da Flora. Teria muito prazer em encontrar alguém desse tempo. Se combinarem algum encontro contém comigo. Fico a aguardar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entrei no ano lectivo 1959/60 e andei por lá quatro anos. Fomos contemporâneas, portanto. 😉

      Eliminar
  28. Adorei ler os Vossos textos. Também por lá andei entre 1974 e 1979, era trabalhadora estudante, fiz o curso geral de comércio que era de 6 anos. Que saudades desses tempos. Lembro-me do Sr. Velhinho, da professora Isabel que lecionava direito comercial. Nessa altura éramos todos tão felizes e tão amigos. Lembro-me que nos juntávamos em qualquer lado ao fim de semana para estudarmos em grupo. Tenho muito boas recordações desse tempo.

    ResponderEliminar
  29. Valeu por tudo o que aprendi e pelas amigas que fiz até hoje. Professoras que me transmitiram conhecimento e fascínio por algumas disciplinas. Mas outras uma verdadeira desilusão. Quanto ao edifício tinha imensas lacunas que joje impediriam que funcionasse como escola. Mas era a "nossa escola" que
    carregava imensas vivências da juventude. Andei como aluna diurna e nocturna e apanhei os tempos conturbados do pós revolução. Se calhar até foi minha professora ...

    ResponderEliminar
  30. Olá também fui aluna dessa escola muito peculiar, mas que eu adorava e tenho muitas saudades.
    Lembro-me das salas velhinhas, ginásio minúsculo, da nossa velha diretora, conhecida pela Didi e aí da menina que fosse apanhada a olhar para a janela.
    Como adorava jogar ao mata nos intervalos.
    Enfim todo boas recordações.
    Obrigada por me fazerem reviver momentos tão bons.
    Como as festas ao sábado para angariar dinheiro para a festa de fia festa finalistas.

    ResponderEliminar
  31. Olá boa tarde, o meu Pai fez este mês 90 anos e estávamos a conversar ao telefone, andou nessa escola, se a memória dele não falha, volta de 1950, julgo ser ele numa foto publicada por si. Grata pelo seu blog (Elsa Santos: elsaprod@yahoo.com)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. correção fez anos dia 24 do mês de fevereiro

      Eliminar