domingo, 25 de janeiro de 2015

Elevador de Santa Justa - Lisboa


Elevador de Santa Justa
 
O elevador de Santa Justa, também designado como elevador do Carmo, é o único ascensor público vertical de Lisboa, liga a rua do Ouro à rua do Carmo e é o monumento mais bonito e interessante, na minha opinião, da Baixa lisboeta.

 
Foi inaugurado em 1902, altura em que funcionava a vapor, e em 1907 passou a trabalhar a energia eléctrica. As obras para a sua construção iniciaram-se em 1898.



Foi considerada uma obra arrojada à época e inaugurada num dia de chuva e trovoada, com banda a tocar o hino nacional e foguetes.
Foi construído todo em ferro fundido, enriquecido com trabalhos em filigrana, em estilo neogótico com projecto do engenheiro francês Mesnier du Ponsard (ao contrário do que se diz, não está provada a ligação deste com Gustave Eiffel) e do arquitecto também francês Louis Reynaud, que aplicaram neste elevador algumas das técnicas e materiais já usados em França. A diferença entre os dois pisos é de trinta metros.
 


 
A bilheteira situa-se debaixo dos degraus da rua do Carmo, por trás da torre. Normalmente, a fila dos turistas que querem subir aos céus neste engenho maravilhoso é grande, pelo que é necessário calma e paciência. O elevador tem duas elegantes cabines de madeira e belos acessórios em latão (leva 45 pessoas em cada cabine) e o panorama que se avista lá de cima sobre a cidade de Lisboa é verdadeiramente deslumbrante.

 
É indispensável ir até ao seu topo e beber um café na pequena esplanada aí instalada, com a magnífica vista de Lisboa e do Tejo aos nossos pés. Em dias de clima temperado, claro.
 

 
 
 

                       
     


2 comentários:

  1. Uma obra monárquica! Quanto é que terá custado? Ainda por cima construído em tempo de bancarrota...

    ResponderEliminar
  2. Isso mostra que um país em tempo de bancarrota não pode parar!! Tal como nós não podemos ficar sem fazer nada, a olhar para as moscas. Há que reagir! Há que avançar! Os nossos governantes é que gostam disso, bando de paspalhos inoperantes!

    ResponderEliminar