quinta-feira, 7 de março de 2013

«De onde vimos? O que somos? Para onde vamos?» -Gauguin1897

Paul Gauguin
1848-1903


 Paul Gauguin, eterno inconformado, que abandonou emprego, família e tudo o que representava estabilidade,  auto exilou - se no Taiti e noutras ilhas dos Mares do Sul para poder pintar o que o seu talento natural lhe ditava.
Este quadro foi pintado no final da sua vida,  quando se encontrava já doente, como se se tratasse da sua última mensagem ao mundo. Gauguin queria deixar um legado, mostrar à gente que o ridicularizara e que se rira dele o que perdia com a sua morte. 
 http://3.bp.blogspot.com/-pRIvIKTilzA/USQOYJVpKBI/AAAAAAAAShg/zNAg-nlSjXU/s1600/Woher_kommen_wir_Wer_sind_wir_Wohin_gehen_wir.jpg

Concentrou todas as suas forças vitais nesta obra que representava a sua imagem da humanidade. Já não tinha nada a perder, nem receio de revelar toda a sua veemência artística, com todo o volume grosseiro das suas pinceladas, que a crítica tinha difamado como «demasiado primitivo».
No fundo, era Gauguin quem estava certo: o mais importante era pintar  a sua visão do mundo, sem se preocupar em ser compreendido pelos outros, interpretando a vida como um grande segredo.



Sem comentários:

Enviar um comentário